CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ESTUDANTES DE ENFERMAGEM ACERCA DA SEXUALIDADE: Um Estudo Qualitativo
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2008.14/15.45-53Abstract
Estudo de abordagem qualitativa, do tipo exploratório, descritivo, com objetivos de descrever a concepção de professores e estudantes de Enfermagem acerca da sexualidade e identificar a forma como se sentem ao se depararem com a temática no cotidiano profissional e/ou durante a educação em Enfermagem. Realizado com 13 sujeitos, estudantes e professores de um curso de enfermagem de uma universidade privada do interior do Rio Grande do Sul, sendo utilizada entrevista semi-estruturada para a coleta dos dados, os quais foram analisados por meio da proposta de análise de conteúdo de Bardin. Da análise emergiram dois temas. O primeiro traz o repertório dos sujeitos acerca da sexualidade entendida como algo construído no decorrer da vida, que, além do biológico, inclui aspectos relacionais, determinados pelo contexto sociocultural e que constitui a identidade das pessoas. No segundo tema, os sujeitos expressam que a Enfermagem é rica em questões relativas à sexualidade, mas os estudantes têm dificuldadeem relação ao tema, reivindicando um espaço curricular para
“aprender” sobre o assunto. Conclui-se que estudar a sexualidade demanda estar aberto a novas percepções, novas concepções e noções outras que se produzem em cada estudo, em cada conversa, em cada momento reflexivo, porque, em virtude de sua natureza, a sexualidade está em permanente produção, permitindo olhares sempre distintos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Saúde, authors agree to the following terms:
The works are licensed under the Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) license, which allows:
Share — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adapt — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, including commercial.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, with a link to the license and indication of any changes made.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that restrict the use permitted by the license.
Notes:
The license does not apply to elements in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all rights necessary for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been published or simultaneously submitted to another journal with the same objective will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes, without any promotional association by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from September 2025): Authors retain copyright over their article and grant Revista Contexto & Saúde the right of first publication.