AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA BASE DE EXPERIÊNCIAS PIAGETIANAS: Uma Produção Técnica de Vídeo
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2009.16.87-100Abstract
A partir de situações-problema que as crianças enfrentam econstroem no decorrer de seu desenvolvimento, propomos uma produção técnica de vídeo baseada na publicação de Iris Barbosa Goulart, em 2005, “Piaget: Experiências básicas para a utilização pelo professor” que tratam de uma avaliação do desenvolvimento cognitivo na base de experiências piagetianas, de tal maneira que para cada prova solicitada há respostas prováveis para as diferentes idades, mostrando a trajetória das etapas da cognição. A avaliação do desenvolvimento cognitivo com base nas experiências
piagetianas foi realizada com escolares entre 3 e 12 anos de idade, regularmente matriculados em escolas municipais infantis de Ijuí/RS. Foram realizadas provas do desenvolvimento cognitivo com base nas experiências piagetianas das operações infralógicas e lógicas, assim como provas de conceito estruturado de espaço, tempo, ordem e velocidade. Essa produção técnica é de fácil entendimento
e pode ser usada por acadêmicos, professores, pais,
profissionais de saúde e de educação para avaliar o desenvolvimento cognitivo das crianças.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).