EDUCAÇÃO FÍSICA, SAÚDE E ENVELHECIMENTO: Notas Introdutórias
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.233-238Abstract
A Educação Física surgiu, na modernidade, como uma área desaber vinculada a educação / formação dos corpos, preocupando-se mais precisamente com o seu aspecto biológico. Isso vinculou seus conhecimentos aos das ciências naturais permitindo se inserir nas formas de promoção da saúde da população, normalmente executando programas de exercícios físicos. No entanto, esse conhecimento que caracterizou a Educação Física ao longo da modernidade, compreendido numa vertente biologicista, enfrenta sérias dificuldades de fundamentar a atuação da Educação Física
no âmbito da promoção da saúde numa perspectiva crítica e ampliada. A presente pesquisa tem como objetivo compreender como a Educação Física, ao realizar a crítica à modernidade, pensa a sua inserção no âmbito da promoção da saúde e no trato com o envelhecimento humano. Isto significa a possibilidade de uma ressignificação do conhecimento implicado nas práticas de saúde, bem como, uma nova forma de pensar e tratar da intervenção em Educação Física. Esta abordagem, reposiciona o olhar sob o corpo e a educação corporal, definindo e re-configurando as múltiplas dimensões
implicadas no envelhecimento. Destacam-se, o cuidado
permanente acerca das vivências dos significados histórico-culturais das práticas corporais para o prolongamento da vida, bem como para a qualidade dos momentos de vida.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).