MEDICAMENTOS POTENCIALMENTE INAPROPRIADOS PARA IDOSOS: Inclusão na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de Ijuí-RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.299-308Abstract
O envelhecimento populacional volta o cuidado em saúdepara a população geriátrica, na qual muitos medicamentos geralmente são utilizados e alguns podem ser inapropriados. Objetivou-se analisar a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) do município de Ijuí, RS, para identificar a presença de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos e a possibilidade de alternativas terapêuticas em relação a esses medicamentos. A REMUME de Ijuí foi avaliada quanto a presença de medicamentos potencialmente inapropriados a idosos conforme critérios de Beers, atualizados em 2003 e complementados em 2008. A presença de alternativas na REMUME foi identificada a partir de consulta a literatura elaborada pelo Ministério da Saúde. Dos 94 itens que constam na REMUME de Ijuí, na versão atualizada em setembro de 2010, 15,96% são considerados potencialmente
inapropriados e para 86,67% destes há pelo menos uma alternativa com indicação semelhante, possivelmente podendo ser utilizada em substituição. Portanto, é importante que prescritores e farmacêuticos possam identificar tais medicamentos, evitar ao máximo a exposição dos idosos a esses produtos e acompanhá-los quando o uso se fizer necessário, buscando melhorar a qualidade de vida desses indivíduos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).