CLÍNICA AMPLIADA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: Abrindo Caminhos Para Uma Nova Forma de Cuidar
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.813-816Resumen
Os dispositivos para a Clínica Ampliada buscam considerar a complexidade do sujeito e do processo de adoecimento, pressupondo um trabalho em equipe e uma clínica interdisciplinar. Assim este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de rounds multiprofissionais como dispositivo da clínica ampliada em uma unidade de clinica cirúrgica de um Hospital Universitário.Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. A partir das discussões dos casos da clínica de cabeça e pescoço, todos os profissionais que atuam no serviço são “sensibilizados” para o cuidado integral e humanizado a estes sujeitos. O processo de alta hospitalar não é centrado somente na figura do médico, sendo considerados todos os saberes profissionais envolvidos no cuidado. Concluímos que as reuniões de clínica ampliada têm contribuído para melhorar os processos de comunicação entre a equipe multiprofissional, desencadeando maior resolutividade dos casos, conseqüentemente uma atenção mais humanizadae integral fundamentada pelos princípios do SUS.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.