LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS: Manifestações de Sofrimento Psiquico nas Organizações

Authors

  • Josieli Piovesan
  • Anita Guazzelli Bernardes Universidade Católica Dom Bosco
  • Karim Kaiomi de Oliveira Bordignon
  • Laís Piovesan Escola de Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1071-1076

Abstract

O presente trabalho consiste em algumas considerações acerca das manifestações de sofrimento psíquico nasorganizações através das LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e as implicações para a saúde física e mental do serhumano vulnerável a riscos ocupacionais. Para tanto, utilizar-se-á referencial teórico pertinente ao tema, como,trabalho e carga psíquica e LER, bem como a experiência “in loco” vivenciada durante o Estágio Profissionalizante emPsicologia Organizacional, realizado em um frigorífico em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Com isso, foipossível observar que a presença de enfermidades ocupacionais, evoca não apenas a dor física, mas uma gama deoutros sentimentos, como a perda da condição de saudável, dificuldade em enfrentar limitações, incapacidades narealização de atividades cotidianas, antes executadas sem dor, mudança de papel social no trabalho, na família ecirculo social, culminando em sofrimento psíquico.

Author Biographies

Josieli Piovesan

Psicóloga, especialista em Educação Especial.

Anita Guazzelli Bernardes, Universidade Católica Dom Bosco

Doutora em Psicologia pela PUCRS. Professora e Pesquisadora do Mestrado em Psicologia da Saúde na Universidade Católica Dom Bosco.

Karim Kaiomi de Oliveira Bordignon

Fisioterapeuta, com especialização em Fisiologia do Exercício (UNICRUZ) e em Educação Especial (URI-FW)

Laís Piovesan, Escola de Saúde Pública

Psicóloga, especializando em Saúde Mental pela Escola de Saúde Pública.

Published

2013-07-18

How to Cite

Piovesan, J., Bernardes, A. G., Bordignon, K. K. de O., & Piovesan, L. (2013). LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS: Manifestações de Sofrimento Psiquico nas Organizações. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 1071–1076. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1071-1076

Issue

Section

Resumo expandido