PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO IDOSA RELATIVO AO USO E DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1165-1170Abstract
Objetivos: A pesquisa tem por objetivo conhecer os hábitos dos idosos em relação ao uso e descarte dos medicamentos visando ao mesmo tempo orientar acerca dos riscos quando os medicamentos são incorretamente administrados/conservados. Método: Em continuação às atividades desenvolvidas nos anos anteriores, realiza-se pesquisa-ação domiciliar e palestras explicativas nas Unidades Básicas de Saúde, objetivando conscientizar a população idosa do município de Passo Fundo – RS, promovendo ações adequadas sobre o tema. Resultados: Osdados demonstram que a população idosa utiliza mais com maior frequência medicamentos para o sistema cardiovascular(uso contínuo) e para o sistema músculo-esquelético (farmácia caseira). Quanto às condições de identificação/embalagem e descarte, os resultados foram satisfatórios, porém, não o armazenamento. Conclusão: Percebe-se a necessidade e a importância da educação continuada para indivíduos dessa faixa etária, relativo ao uso, armazenamento,cuidados e descarte de medicamentos.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).