BOTULISMO: CONHECENDO OS CASOS BRASILEIROS NOTIFICADOS ENTRE 2007 A 2013.
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2013.24-25.21-26Keywords:
Botulismo, Doença Alimentar, AgravoAbstract
Objetivo: Conhecer a realidade brasileira referente à temática botulismo. Método: Pesquisa documental, retrospectiva com abordagem quantitativa. A amostra do estudo constitui-se pelas notificações de casos de botulismo encontradas no SINAN incluídas entre 2007 a 2013. Resultados: Encontrou-se 40 notificações de casos confirmados de botulismo no período de 2007 a 2013 no Brasil, sendo que a faixa etária predominante foi dos 20 aos 39 anos com 50% do total. Houve predominância da patologia em indivíduos do sexo masculino. A maioria dos casos ocorreu no ano de 2009, representando 32,5% do total. Na distribuição de casos por região percebeu-se a maioria das notificações na Região Sudeste do Brasil com 42,5% do total. Referente à evolução de caso, percebeu-se que 60% deles evoluíram para cura. Quanto à forma de Botulismo, a maioria dos casos 92,5%, foi da forma alimentar. Na identificação do método de confirmação diagnóstica e tipo de toxina evidenciou-se o incorreto preenchimento das fichas de notificação. Conclusão: Percebe-se que a doença não é tão comum na população, contudo, cabe aos profissionais de saúde a implantação de estratégias de promoção de praticas nutricionais seguras, prevenção do Botulismo e atendimento dos portadores.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).