ANSIEDADE NA PERFORMANCE MUSICAL DE MÚSICA DE CÂMARA: O EFEITO DO BIOFEEDBACK COMO MEDIDA INTERVENTIVA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.36.120-126Keywords:
Music performance anxiety, chamber music, biofeedback, tromboneAbstract
Music Performance Anxiety (MPA) is described as a persistent apprehension that compromises performative skills, both in solo or group performances. In addition to physiological symptoms, such as increased heart rate, hyperventilation, sweating or nausea, MPA is associated with psychological and cognitive symptoms of performance negative impact. The present work intends to study the effectiveness of biofeedback training in the context of chamber music performance, applying a quasi-experimental. 2 quartets of trombonists were selected, quartet (1) being the experimental group and quartet (2) the control group. Both made public presentations, before and after the intervention. Quartet (1) underwent a program of 8 biweekly sessions of biofeedback training, in order to verify if it contributed to diminish the effects of MPA. The questionnaires State Trait Anxiety Inventory (STAI), Kenny Music Performance Anxiety Inventory (K-MPAI) and Kessler Psychological Distress Scale were used to evaluate the intervention efficacy. The results suggest that this type of intervention is favorable with regard to the decrease of APM levels in the context of chamber music. Some implications of this study are mentioned for the reduction of performance anxiety in training and teaching contexts, as well in professional musical practice.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).