SAÚDE E AUTOCUIDADO ANTE A SITUAÇÕES DE ESTRESSE DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.37.87-97Keywords:
Estresse. Estudantes de medicina. Educação médica.Abstract
Os estudantes de medicina estão expostos a diversos estressores durante a formação que afetam tanto a saúde mental e física como o rendimento acadêmico e são diversas as formas de enfrentamento. O estudo objetivou apreender a percepção dos estudantes de medicina sobre o estresse vivenciado durante a formação e as formas de enfrentamento. Foi realizada uma pesquisa do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa, com estudantes de medicina. Para análise e discussão utilizou-se a análise dos discursos, e em cada categoria agruparam-se as Unidades de Significação que contemplavam questões correlacionadas. Foi apreendido dos estudantes uma percepção semelhante quanto aos fatores estressores e as repercussões deste para a saúde e o rendimento acadêmico. Evidenciou-se também a necessidade de intervenção por parte dos estudantes e principalmente das instituições e corpo docente incentivando a busca do equilíbrio entre estudo e lazer.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).