INCENTIVO E PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR SAUDÁVEL NA CONSULTA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.189-198Palabras clave:
Alimentação. Nutrição da criança. Assistência alimentar. Enfermagem no consultório. Dieta saudável.Resumen
Objetivo: analizar la práctica de cuidados de enfermería dirigida a fomentar y promover una alimentación saludable en la consulta de enfermería para niños menores de dos años. Método: Investigación exploratoria descriptiva con enfoque cualitativo, realizada en cuatro Unidades de Salud Familiar (USF), en la ciudad de Cuiabá-MT. La observación participante se utilizó en nueve consultas de enfermería para niños entre seis y 24 meses, en las unidades seleccionadas para el estudio. Resultados: La categoría temática Promoción de hábitos alimenticios saludables se identificó en la consulta de enfermería del niño. Durante las consultas, las enfermeras alentaron y promovieron la alimentación complementaria, investigando las prácticas de alimentación y guiando a las madres. Por otro lado, no se consideraron acciones específicas como la orientación sobre las peculiaridades de la alimentación infantil y la influencia de los aspectos culturales. Conclusión: Las inversiones en la capacitación de enfermeras son esenciales para una atención integral centrada en los alimentos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).