HIDROXICLOROQUINA: USO POTENCIAL EM CORONAVIROSES?
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.38.16-21Palabras clave:
Hidroxicloroquina, Coronavírus, TerapêuticaResumen
A hidrocloroquina (HCQ) é um análogo da cloroquina, que foi projetada para terapêutica da malária. A longo das últimas décadas têm se observado o potencial de aplicação em outras patologias, como doenças autoimunes, oncologia e infecções virais. Neste ultimo grupo, enquadra-se o desafio da pandemia de coronavírus 2019 (COVID-19) que têm infectado centenas de milhares de pessoas e acarretado em milhares de mortes em todo mundo. Nesta conjuntura, objetivou-se discorrer acercar do uso potencial da hidrolcloroquina em infecções do coronovavírus. Através dos dados coletados, observou-se que a HCQ pode inibir a replicação viral pelo seu acúmulo no lisossoma e complexo de golgi celular, apresentando baixo custo e auxiliado na estabilização de pacientes graves com COVID-19. Entretanto, não evidência quanto a sua eficácia como droga profilática, existem diversas reações adversas e contra-indicações clínicas, de forma que seu uso deve ser devidamente prescrita por profissional de saúde. Além disso, ensaios clínicos randomizados, cegos, de tratamentos de coronoviroses devem ser estabelecidos, de forma que protocolos clínicos possam ser adequamente utilizados para a HCQ.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).