Técnicas de análise espacial na detecção da coinfecção tuberculose/HIV: Revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.45.10534

Palavras-chave:

Tuberculose. Infecções por HIV. Análise espacial.

Resumo

Objetivou-se analisar a produção científica nacional e internacional acerca das técnicas de análise espacial utilizadas na detecção da coinfecção tuberculose/HIV no mundo. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que utilizou a estratégia PICo para elaboração da pergunta norteadora: Quais são as evidências científicas relacionadas à utilização de técnicas de análise espacial na detecção da coinfecção tuberculose/HIV no mundo? Foram realizadas buscas nas bases de dados Lilacs, PubMed® e Medline®, e na biblioteca eletrônica SciELO em janeiro de 2020, utilizando os descritores “Tuberculosis (TB) HIV coinfection”, “spatial analysis”, “disease notification”, “risk area”, “TB/HIV”, “spatiotemporal” isolados e/ou combinados. Foram incluídos artigos disponíveis na íntegra nos idiomas português, inglês e espanhol, sendo excluídas dissertações, teses, revisões de literatura e notas editoriais. Foram analisados 16 artigos, publicados a partir de 2006. Todos utilizaram dados secundários, com delineamento ecológico. Técnicas de análise de dados de área, análise bayesiana, Moran global e local, estatística de varredura, modelo geostatístico gaussiano e Krigagem foram utilizadas para determinar a distribuição heterogênea da coinfecção, com destaque para os coeficientes de prevalência e mortalidade, principalmente em cenários como Brasil e África. A diversidade de técnicas de análise espacial identificadas, com destaque para análise de dados de área e análise bayesiana, contribuiu para a avaliação e a identificação de fatores de risco dos indicadores de morbimortalidade pela coinfecção, alvos de ação e planejamento das políticas públicas de saúde, possibilitando a instituição de ações voltadas para além de questões curativas e preventivas, pautadas na redução das desigualdades socioespaciais nos diferentes cenários.

Biografia do Autor

Livia Fernanda Siqueira Santos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).  Mestranda do Programa de Pós Graduação  em Saúde e Tecnologia (PPGST) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Janiel Conceição da Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduando em Enfermagem do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia  (CCSST) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Daianne Santos de Souza, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduanda em Enfermagem do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia  (CCSST) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

 

Livia Maia Pascoal, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Docente do Programa de Pós Graduação  em Saúde e Tecnologia (PPGST) e do Programa de Pós Graduação em Enfermagem  (PPGENF)  da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Adriana Gomes Nogueira Ferreira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Docente do Programa de Pós Graduação  em Saúde e Tecnologia (PPGST) e do Programa de Pós Graduação em Enfermagem  (PPGENF)  da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Floriacy Stabnow Santos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Ciências - Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirção Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP).

Docente do Programa de Pós Graduação  em Saúde e Tecnologia (PPGST) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Marcelino Santos Neto, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Ciências - Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirção Preto (EERP) da Universidade de São Paulo.

Docente do Programa de Pós Graduação  em Saúde e Tecnologia (PPGST) e do Programa de Pós Graduação em Enfermagem  (PPGENF)  da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Downloads

Publicado

2022-05-17

Como Citar

Santos, L. F. S., Silva, J. C. da, Souza, D. S. de, Pascoal, L. M., Ferreira, A. G. N., Santos, F. S., & Santos Neto, M. (2022). Técnicas de análise espacial na detecção da coinfecção tuberculose/HIV: Revisão integrativa. Revista Contexto & Saúde, 22(45), e10534. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.45.10534

Edição

Seção

Artigos