PERFIL DO USO DE MEDICAMENTOS ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO
DRUG USE PROFILE AMONG HIGH SCHOOL STUDENTS OF A PUBLIC SCHOOL IN RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.44.10950Palabras clave:
Medicamentos, Adolescentes, Escola, Saúde, AutomedicaçãoResumen
Os adolescentes formam um grupo alvo de frequente ação publicitária e alta prevalência de automedicação. O presente trabalho tem como objetivo traçar o perfil do uso de medicamentos por alunos do ensino médio de uma escola pública do Rio de Janeiro. Foi realizado um estudo transversal com questionário semiestruturado envolvendo uso de medicamentos. Os resultados indicam que 31,90% dos estudantes fizeram uso regular, enquanto 77,16% usaram algum medicamento nos 15 dias anteriores à pesquisa, sendo os medicamentos mais citados dipirona, Dorflexâ e anticoncepcionais. O uso de medicamentos esteve relacionado ao gênero feminino, consultas médicas no último ano e a outros profissionais de saúde. O uso nos 15 dias anteriores também esteve relacionado a automedicação, prática cuja frequência regular foi relatada por 17,67% dos estudantes principalmente para alívio de dores (63,09%), alergia (17,35%) e alívio de tensões e estresses (10,41%). O elevado percentual de uso de medicamentos e automedicação reforçam a relevância da educação em saúde e da promoção do uso racional de medicamentos nas escolas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).