CONDIÇÃO DE SAÚDE BUCAL AUTORREFERIDA, FATORES RELACIONADOS ÀS GESTANTES DE ALTO RISCO
SELF-REPORTED ORAL HEALTH CONDITION, FACTORS RELATED TO HIGH-RISK PREGNANT WOMEN
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.11512Palabras clave:
Assistência odontológica, Diabetes gestacional, Gravidez de alto risco, Hipertensão induzida pela gravidezResumen
O objetivo neste estudo foi avaliar o uso de serviço odontológico, condição bucal autorreferida por gestantes de alto risco e fatores relacionados. Foi realizada uma pesquisa transversal, tipo inquérito, com 1200 gestantes de alto risco que realizaram o pré-natal em um centro de referência para atendimento especializado em saúde, em um período de dois anos. Foram excluídas aquelas com período gestacional avançado. Os dados foram processados no programa Bioestat 5.3, ao nível de significância de 5%. As principais condições para classificação de gestação de alto risco foram: idade materna (39,08%), hipertensão (26,90%) e diabetes (10,32%). Do total, 40,08% realizaram sua última consulta odontológica há mais de 1 ano, sendo associado à ocupação (p<0,002). Gestantes desempregadas tiveram 2,03 vezes mais chances do uso do serviço odontológico há menos de um ano (p=0,010). Dentre as entrevistadas, 72,17% relataram a condição bucal de “regular” a “muito ruim” e 75,58% já haviam tido dor de origem dentária. A condição bucal autorreferida como regular/ruim/muito ruim foi relacionada com a idade (p=0,0156), baixa escolaridade (p<0,0001), baixa renda (p<0,0001), ocupação (p<0,0001), estado civil (p<0,0001) e com o uso do serviço há mais de 1 ano (p<0,0001). Conclui-se que a taxa de uso do serviço odontológico pelas gestantes de alto risco foi baixa, embora a maioria tenha considerado sua condição bucal “regular” ou “ruim/muito ruim”. As alterações mais prevalentes para a classificação de gestação de alto risco foram: idade materna, hipertensão, diabetes, obesidade, dependência de drogas lícitas ou ilícitas, distúrbios da tireoide e doenças obstétricas na gravidez atual.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).