EFEITOS DA NEUROMODULAÇÃO NA FADIGA DE INDIVÍDUOS COM ESCLEROSE MÚLTIPLA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
EFFECTS OF NEUROMODULATION ON FATIGUE IN INDIVIDUALS WITH MULTIPLE SCLEROSIS: A SYSTEMATIC REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.42.11675Palabras clave:
Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua, Esclerose Múltipla, FadigaResumen
RESUMO: A esclerose múltipla (EM) é caracterizada por neurodegeneração no sistema nervoso central. Dentre os sintomas mais prevalentes está a fadiga, na qual a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) tem mostrado resultados promissores na sua redução. Nesse sentido, objetivou-se analisar o estado da arte sobre a eficácia da aplicação da ETCC para melhora da fadiga em indivíduos com EM. Realizou-se uma revisão sistemática, nos meses de junho e julho de 2020. Utilizaram-se as bases de dados da PubMed, BVS, SciELO, Cochrane e Science Direct, com os descritores: "Transcranial Direct Current Stimulation” AND “Multiple Sclerosis”. Foram incluídos estudos com adultos, que abordaram os efeitos da ETCC nos sintomas de fadiga como desfecho primário ou secundário. Observou-se que a estimulação mostrou melhores resultados para a fadiga na EM quando aplicada sobre o córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo, com intensidade entre 1,5 mA e 2,0 mA, durante dias consecutivos, em número maior que cinco sessões. A ETCC pode ser considerada um recurso terapêutico que promove benefícios consideráveis no tratamento da fadiga em pessoas com EM, refletindo em melhora da qualidade de vida desses indivíduos. A aplicação da ETCC supervisionada remotamente pode ser uma alternativa para potencializar os resultados.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).