PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE FARMÁCIA SOBRE A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.44.11956Palabras clave:
Conhecimento, Estudantes de Farmácia, Praticas Integrativas ComplementaresResumen
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) visam prestar um cuidado de forma holística, com o intuito de promover a saúde, e proporcionar um bom equilíbrio entre tecnologia, ciência e a humanização. Assim, o presente artigo tem como objetivo avaliar a percepção dos futuros egressos do curso de farmácia sobre o papel do farmacêutico nas PICS. Foi realizado uma pesquisa de campo em uma Faculdade de Farmácia no Cariri Cearense. Atualmente, a faculdade é constituída por 10 turmas do curso de farmácia. A amostra utilizada no estudo foi composta por alunos do nono e décimo semestre do curso de Farmácia. Os resultados do estudo mostram que 85,3% dos acadêmicos possuem conhecimento a respeito das PICS, no entanto, muitos não se sentem seguros quanto aos seus conhecimentos sobre as mesmas. Foi possível observar que os alunos indicariam a homeopatia, acupuntura, terapia floral e plantas medicinais para tratar determinadas enfermidades, sendo estas podendo ser realizadas por farmacêuticos conforme resoluções específicas. Por fim, considera-se que os resultados deste trabalho possam contribuir agregando valores sobre os achados evidenciados, auxiliando na discussão de novos estudos sobre as práticas integrativas e complementares.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).