Análise comparativa do perfil do fisioterapeuta, como parte integrante da equipe de saúde nos núcleos ampliados de saúde da família e atenção básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.45.12329

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Fisioterapeutas, Trabalho, Estudos Transversais

Resumo

Identificar o perfil de fisioterapeutas e de seu trabalho e compará-los aos outros profissionais do Nasf-AB de duas capitais do Brasil. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, realizado entre janeiro e março de 2020 em João Pessoa/PB e Campo Grande/MS, com 182 trabalhadores do Nasf-AB. Utilizou-se um instrumento estruturado, com questões que caracterizavam os participantes e
seu processo de trabalho. A comparação entre “fisioterapeutas” e “demais profissionais” foi realizada por meio do teste do qui-quadrado (12 variáveis nominais) e do teste de Mann-Whitney (8 variáveis quantitativas). A maioria dos fisioterapeutas eram mulheres, com idades entre 55-45 anos, há 3 anos no Nasf-AB, vinculados à equipe há mais de 18 meses, desejava trabalhar no Nasf-AB, formados há mais de cinco anos, satisfeitos com seu trabalho e de equipe e com o quanto suas práticas são centradas nas necessidades dos usuários e insatisfeitos com a infraestrutura para atuarem. Dedicavam 50% ou mais de sua carga horária semanal aos atendimentos individuais, entre 10% e 40% aos coletivos, de 20% a 50% com outros profissionais do Nasf-AB e de 10% a 40% com a ESF. O pouco investimento em especializações em APS diferenciou os fisioterapeutas dos demais profissionais (p=0,049). Os fisioterapeutas realizaram mais especializações em áreas não associadas à APS, no entanto as demais características de perfil e de processo
de trabalho não os diferenciaram. A utilização de variáveis quantitativas, como os percentuais de tempo semanal dedicados aos atendimentos individuais, coletivos e com atividades com outros profissionais ampliaram a compreensão do trabalho do Nasf-AB.

Biografia do Autor

Angélica Pereira da Cruz, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Fisioterapeuta, discente do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Geraldo Eduardo Guedes de Brito, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil. Doutor em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (FIOCRUZ/PE).

Júlio César Guimarães Freire, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Fisioterapeuta, discente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (MPSF/RENASF), Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Pâmela Karine Bravin, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Fisioterapeuta, discente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Silvia Lanziotti Azevedo da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professora do Departamento de Saúde Coletiva/Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva no Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento do Instituto de Pesquisas René Rachou (NESPE/Fiocruz-MG).

Adriane Pires Batiston, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professora do Curso de Fisioterapia e Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2022-07-19

Como Citar

Pereira da Cruz, A., Eduardo Guedes de Brito, G., César Guimarães Freire, J., Karine Bravin, P., Lanziotti Azevedo da Silva, S., & Pires Batiston, A. (2022). Análise comparativa do perfil do fisioterapeuta, como parte integrante da equipe de saúde nos núcleos ampliados de saúde da família e atenção básica. Revista Contexto & Saúde, 22(45), e12329. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.45.12329

Edição

Seção

Artigos