Retardo do Crescimento, Sem Alteração do Consumo de Ração, nos Ratos Jovens Tratados com Glicocorticóide no Período Neonatal
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2001.01.113-120Resumen
Anteriormente, mostrou-se o retardo do crescimento nos ratos após o tratamento neonatal com os glicocorticóides (GC) (Goudochnikov, V. I. et al., 1994-1997). Porém, naqueles experimentos não foi avaliado o consumo de ração, o que justificou o trabalho atual. No experimento A o fosfato de dexametasona (aproximadamente 1 mg/Kg do peso corporal) foi injetado via subcutânea três vezes, nos dias 1, 3 e 5 da vida pós-natal. No experimento B o GC foi administrado na mesma dose, mas somente duas vezes, nos dias 7 e 9 de idade. A partir do desmame, paralelamente com as medidas do peso corporal e comprimento de cauda (como índices do crescimento ponderal e linear respectivamente), foi avaliado para ratos machos o consumo de ração em 4-6 períodos de 1-2 dias cada. O retardo do crescimento linear (P < 0,05) ocorreu nos ratos tratados com GC no experimento A, mas nãono experimento B. Em nenhum destes experimentos foram registradas alterações significativas do consumo de ração (tanto g/dia, como g/dia/100 g do peso corporal) sob a influência do GC. Conclui-se que o retardo do crescimento neste caso do tratamento neonatal com o GC não pode ser explicado por mudanças no consumo de ração por animais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).