Consumo da Erva-Mate, no Chimarrão, por Escolares das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de Escolas Públicas do Município de Ijuí-RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2002.02.115-124Resumen
O consumo da erva-mate (Ilex Paraguariensis) no chimarrão está presente na cultura dos sulistas do Brasil e demais países do Cone Sul, motivando esta investigação exploratória e quantitativa sobre o hábito de seu consumo por escolares das séries iniciais do ensino fundamental. Dos 501 escolaresinvestigados, com idade média de 7,66 (±0,8), 382 consomem chimarrão, sendo 34% na freqüência diária e preferencialmente no turno vespertino. Manifestam gostar do chimarrão (n=245) e muitos o ingerem em horário antecedente à alimentação. A adição de açúcar é mencionada por 191 alunos e 54% dos escolares referem a sensação de que a temperatura da infusão é elevada. Concluiu-se que as crianças apresentam integração ao comportamento cultural da região, possivelmente estimulados a participarem da reunião de sua família para a ingestão da erva-mate no chimarrão, garantindo assim, a perpetuação deste hábito. Sugere-se que as crianças, desde a idade pré-escolar, devam ser orientadas quanto ao consumo do chimarrão, referente à temperatura ideal, à contra-indicação da adição de açúcar e a sua utilização dissociada das refeições, garantindo assim os benefícios da ervamate e valorizando o componente cultural do consumo da erva-mate na infusão do chimarrão.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).