Aids, a Hora das Mulheres: Vulnerabilidade Versus Responsabilidade
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2002.03.49-66Resumen
O número de casos de aids vem aumentando entre as mulheres, inclusive entre as que possuem parceiro fixo. Um importante fator coadjuvante concernente a este fato relaciona-se ao status social, político e religioso das mulheres e a sua dependência em relação aos homens, particularmente no aspecto econômico. A aids tem sido associada a grupos ou comportamentos considerados de risco. Salienta-se que o comportamento individual constitui fator determinante de vulnerabilidade (relações e interações nas quais o risco pode ocorrer) das mulheres à aids, exigindo que o enfoque das ações preventivas seja voltado para o indivíduo. Deste conceito deriva o de responsabilidade, que no caso do HIV requer indivíduos capazes de aprender sobre a doença e de exibir comportamentos adequados a sua prevenção. Destaca-se a participação do homem na disseminação do HIV para sua parceira, particularmente devido ao uso inconsistente do preservativo. Recomenda-se a realização esforços conjuntos, dos órgãos públicos e da sociedade, com ênfase especial nas ações realizadas pelas empresas e pela mídia. Destaca-se, ainda, o papel da escola, mediante a inclusão do tópico referente à aids nos currículos como tema transversal, ressaltando-se a necessidade de preparar os docentes paraassumirem esta responsabilidade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).