A Equipe de Enfermagem Frente a Pacientes sem Perspectiva Terapêutica

Autores/as

  • Jaqueline Sangiogo Haas Unijuí
  • Marinês Tambara Leite Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2003.04.45-61

Resumen

Esta investigação buscou compreender como é para a equipe de enfermagem cuidar de paciente sem perspectiva terapêutica, abrangendo os sentimentos envolvidos neste processo, bem como as relações estabelecidas. Esta é uma
pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva. O estudo foi realizado em hospitais localizados na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, com integrantes da equipe de enfermagem. A coleta das informações ocorreu através de entrevista aberta, gravada, transcrita com a seguinte questão norteadora: Como é para você cuidar de pacientes sem perspectiva terapêutica? Análise de conteúdo foi utilizada para analisar o estudo. As manifestações foram agrupadas em duas categorias de análise. A primeira aborda a dificuldade que a equipe possui em falar sobre a morte e as questões que a cercam. Os entrevistados não se sentem à vontade em dialogar sobre a morte pois isto os faz refletir acerca do tema. A segunda categoria faz uma análise sobre a preocupação da equipe de enfermagem em prestar os cuidados físicos aos pacientes em detrimento dos cuidados emocionais e psicológicos.

Biografía del autor/a

Jaqueline Sangiogo Haas, Unijuí

Acadêmica concluinte do curso de Enfermagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, autora do trabalho.

Marinês Tambara Leite, Unijuí

Orientadora do trabalho, professora do curso de Enfermagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí.

Publicado

2013-05-28

Cómo citar

Haas, J. S., & Leite, M. T. (2013). A Equipe de Enfermagem Frente a Pacientes sem Perspectiva Terapêutica. Revista Contexto &Amp; Saúde, 3(04), 45–61. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2003.04.45-61

Número

Sección

Artigos