Acompanhamento de crianças com transtorno do processamento auditivo central por meio de telerreabilitação: resultados preliminares

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.46.13330

Palabras clave:

Telerreabilitação, Transtorno do Processamento Auditivo Central, Reabilitação Auditiva

Resumen

A telerreabilitação é definida como o uso de um conjunto de recursos e tecnologias de informação e comunicação que possibilitam tratamento a distância. Com o avanço da tecnologia de extensa aplicabilidade, a telerreabilitação pode suprir ou minimizar as dificuldades em crianças com Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC). O objetivo deste estudo consiste em comparar o desempenho das crianças com Transtorno do Processamento Auditivo Central por meio do uso do Programa de Treinamento Auditivo Cognitivo-PAC On-line, viabilizado na modalidade presencial e por intermédio da telerreabilitação (mediante uma plataforma WEB construída para o efeito) e seus contributos para um currículo adaptado às suas necessidades e dificuldades. A amostra foi composta por 23 crianças entre 7 e 9 anos de idade, com histórico de dificuldades escolares, 13 do Grupo I – telerreabilitação e 10 do Grupo II – treinamento auditivo acusticamente controlado em cabine, em 10 sessões de meia hora. Os testes utilizados foram PSI na condição MCI S/R -15, e DD, nas habilidades de integração e separação binaural. Pais responderam aos questionários QFisher. Os resultados evidenciam efetividade do treinamento auditivo cognitivo por meio da telerreabilitação, com desempenho equivalente ao treinamento auditivo neurocognitivo acusticamente controlado. O conteúdo da plataforma é eficaz para treinamento auditivo, tanto para treinamento auditivo acusticamente controlado quanto para telerreabilitação. O encurtamento das distâncias promovido pela telerreabilitação favorece tanto as pessoas que moram em regiões desprovidas de profissionais especialistas como aquelas que moram nas grandes cidades, favorecendo a frequência do treinamento auditivo e melhorando a aprendizagem escolar dos alunos.

Biografía del autor/a

Anabela Cruz-Santos, Instituto de Educação, CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, Campus de Gualtar, Braga, Portugal. 

Instituto de Educação, CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, Campus de Gualtar, Braga, Portugal. 

Vanissia Vendruscolo, Instituto de Educação, Universidade do Minho

Instituto de Educação, Universidade do Minho

Fabricio Bruno Cardoso , Faculdade CENSUPEG, Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos

Faculdade CENSUPEG, Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos 

Publicado

2022-10-06

Cómo citar

Cruz-Santos, A., Vendruscolo, V. ., & Cardoso , F. B. (2022). Acompanhamento de crianças com transtorno do processamento auditivo central por meio de telerreabilitação: resultados preliminares. Revista Contexto &Amp; Saúde, 22(46), e13330. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.46.13330

Número

Sección

Artigos