A VIVÊNCIA EM ATIVIDADE DE NATUREZA GRUPAL DURANTE A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA: a Repercussão na Vida dos Egressos dos Cursos de Graduação da Área da Saúde da UNIJUÍ
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2004.07.221-229Resumen
Introdução: Este estudo busca dar resposta à indagação: “Quala repercussão para egressos da Unijuí, do campo da saúde, oriunda do fato de ter participado de atividades, extracurriculares, de natureza grupal, no período de formação universitária?” Teve como objetivos: conhecer a vivência de egressos dos cursos de saúde do Departamento de Ciências da Saúde da Unijuí em atividades de natureza grupal durante sua formação universitária, identificar a repercussão das vivências em atividades de natureza grupal na vida pessoal e profissional de egressos do campo da saúde da Unijuí. Metodologia: Estudo qualitativo, descritivo, exploratório. Os sujeitos são egressos do Departamento de Ciências da Saúde
da Unijuí que, durante a formação, participaram de atividade de natureza grupal. A coleta dos dados se deu por meio de um questionário contendo perguntas abertas. Resultados: A análise dos dados seguiu a proposta de Bardin (1977), do que emergiram duas categorias, das quais aborda-se neste artigo a segunda: A participação em atividades de natureza grupal durante a formação acadêmica: repercussões pessoais e profissionais. Participar de atividades, extracurriculares, de natureza grupal, contribui na formação acadêmica, aumentando conhecimentos sobre grupos, atividades de natureza grupal e sobre os temas neles trabalhados; fornece bagagem prática que, mais tarde, na vida profissional, pode ser utilizada.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).