Indicadores de estresse, depressão e qualidade de vida em pessoas com deficiência sem vínculo de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.46.13491Palabras clave:
Estresse, Depressão, Qualidade de Vida, Mercado de Trabalho, Pessoa com DeficiênciaResumen
Introdução: A Lei de Cotas ampliou a inserção de pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho, todavia são muitos os desafios para a garantia dos direitos desta população. Capacitações e encaminhamentos ao trabalho são realizados por instituições de reabilitação e assistência social para que ocorra a inserção no trabalho das PCDs que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Há, contudo, falta de iniciativa de algumas PCDs e seus familiares, por desinformação ou medo da perda do BPC. Objetivos: investigar o estresse, depressão e qualidade de vida das PCDs que recebem o BPC e identificar seu interesse pelo mercado de trabalho. Participantes: 16 beneficiários adultos. Procedimentos: aplicação individual de Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp, Escala Baptista de Depressão, Questionário de Qualidade de Vida (WHOQOL-bref) e questionário sociodemográfico. Resultados: 75% da amostra apresentou estresse; 37,5% sintomatologia para depressão leve ou moderada; PCD visual com piores índices de qualidade de vida para os domínios físico, meio ambiente e relações sociais e PCD intelectual com índices ruins nos domínios psicológico e relações sociais. Conclusão: estresse, depressão e qualidade de vida não representaram
uma limitação para interesse laboral, no entanto algumas PCDs e seus familiares temem a perda do benefício, pois o BPC, muitas vezes, é a única renda recebida. Há necessidade de intervenção junto as PCDs e famílias, com políticas públicas buscando melhorias das condições apontadas, por meio da informação e estímulo à inserção no trabalho.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Contexto & Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).