AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE FÍSICO-QUÍMICA DE BLOQUEADORES SOLARES FPS 30
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2005.08/09.57-66Resumen
A pele é constantemente exposta a fatores químicos e ambientais, como os raios UV. As radiações podem ser originadas de fontes naturais ou artificiais, gerando benefícios à pele e a saúde, ou proporcionando efeitos nocivos, provocados principalmente pelos raios UVB. Com base nisso, tem aumentado o uso de bloqueadores solares, os quais são capazes de conferir proteção intensiva frente às radiações solares, por conterem substâncias que absorvem ou refletem 95% das radiações UV incidentes sobre a pele. Os bloqueadores solares podem ser manipulados em farmácias,as quais possuem grandes dificuldades em estabilizá-los devido a elevada concentração de filtros lipossolúveis. Na maioria das vezes ocorrem sinais de instabilidade como separação de fases, especialmente naqueles que possuem FPS 30. Buscando solucionar esse problema, foram desenvolvidas fórmulas de bloqueadores solares com FPS 30, em bases não-iônicas das quais avaliou-se a estabilidade físico-química, através de testes de estabilidade acelerada e em tempo real, pelas características organolépticas, determinação do índice de espalhabilidade, variação de pH e viscosidade. Após o término das análises verificou-se que a formulação B obteve melhor desempenho dentre as demais, destacando-se a presença do Nikkomulese 41® o qual aumentou a sua estabilidade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).