O CUIDADO DOMICILIAR AO IDOSO NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2006.11.29-36Resumen
O Programa de Saúde da Família (PSF) resgata o cuidadodomiciliar focalizando a atenção às famílias, dentre seus membros podem-se encontrar idosos. O objetivo foi identificar as necessidades de cuidados no domicílio das pessoas idosas adstritas ao PSF. O estudo é transversal, contemplando uma abordagem quantitativa. O cenário do estudo foi a Unidade de Saúde da Família (USF), num município situado no Norte do Estado do Rio Grande do Sul. A amostra foi constituída de 176 pessoas com idade = 60 anos. Os resultados apontaram para prevalência do sexo feminino. A média de idade foi de 69,6 ± 7,49 anos. Em relação à situação de saúde, 85,2% dos idosos apresentavam comorbidades. Os grupos de causas observadas foram as doenças do aparelho circulatório, endócrinas nutricionais e metabólicas e as doenças do sistema osteomuscular e tecido conjuntivo. No que se refere à necessidade de cuidador no domicílio, constatou-se que
24,4% dos idosos referiram ter a necessidade de cuidador. Esses resultados demonstram que as pessoas idosas constituem um grupo de grande vulnerabilidade social e de saúde. Portanto, torna-se imprescindível que a USF priorize o cuidado ao idoso, promovendo uma assistência domiciliar qualificada de acordo com o atual modelo de atenção vigente.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).