Uso de álcool, tabaco e maconha entre estudantes do ensino médio e os fatores associados
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2024.48.14098Palabras clave:
StudentsResumen
Objetivo: Analisar a prevalência e os fatores associados ao uso de álcool, tabaco e maconha entre alunos de Escolas Públicas de Ensino Médio da Cidade de Sobral-CE. Métodos: estudo desenvolvido com 546 alunos de sete escolas do Ensino Médio da sede do Município de Sobral-CE, através de um questionário online com informações sociodemográficas e do Drug Use Screening Inventory. Os resultados foram analisados utilizando os testes do Qui-quadrado e razão de verossimilhança. Resultados: o álcool apresentou maior prevalência (16,8%) seguido da maconha (7,3%) e do tabaco (3,5%). Estudar em escola em território de maior desigualdade social e cursar o 2º ou 3º ano, foram estaticamente significantes para o uso dessas três substâncias. Não ter religião também esteve associado ao uso de álcool e tabaco. Conclusões: há necessidade de uma atuação mais efetiva do poder público, com ações intersetoriais, envolvendo a comunidade escolar e equipes de saúde multiprofissionais.
Citas
Pinto ACS. Construção e validação de curso on-line para prevenção do uso indevido de drogas por adolescentes [Internet]. 2018. [citado 2021 jul. 22]. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30685
Ferreira BVO, Souza JS, Chaves LCMR, Frazão IS, Brito VCNG, França VV, Vasconcelos SC. Atitudes de adolescentes escolares sobre o consumo de álcool e outras drogas: estudo transversal. Rev. baiana enferm. 2022;36. DOI: https://doi.org/10.18471/rbe.v36.44908
Relatório Mundial sobre Drogas 2021. Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Disponível em: https://www.unodc.org/lpo-brazil/pt/drogas/relatorio-mundial-sobre-drogas.html https://www.unodc.org/unodc/en/data-and-analysis/world-drug-report-2023.html
Brasil. Decreto nº 9.761, de 11 de abril de 2019. Aprova a política nacional sobre drogas. Diário Oficial da União; 2019.
Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar: 2019. IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. Rio de Janeiro: IBGE; 2021. 162 p. : il.
Silva Júnior JA da; Matos SG; Silva LES; Torres CAF, Alves DGS, Belém LCO, Freitas CASL, Aragão JMN. Experiências de educação em saúde com jovens: relato de estudantes de enfermagem. Res., soc. dev. 2022;11(10). DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i10.32648
Malta DC, Machado IE, Felisbino-Mendes MS, Prado RR, Pinto AMS, Oliveira-Campos, Souza MFM, Assunção AA. Uso de substâncias psicoativas em adolescentes brasileiros e fatores associados: Pesquisa Nacional de Saúde dos Escolares, 2015. Rev bras epidemiol. 2018;21(suppl 1). DOI: https://doi.org/10.1590/1980-549720180004.supl.1
Brasil. Ministério da Saúde. Caderno do gestor do PSE [recurso eletrônico]. Brasília: Ministério da Saúde; 2022. 46 p. : il.
Nações Unidas Brasil. Objetivos de desenvolvimento sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
World Health Organization. Epidemiology [Internet]. Geneva: WHO; 2015. [citado maio 16 2020]. Disponível em: http://www.who.int/topics/ epidemiology
Rouquayrol MZ, Gurgel M. Rouquayrol: epidemiologia e saúde. 8. ed. Rio de Janeiro: MedBook; 2018. 719 p.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. [citado maio 20 2021]. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/sobral/panorama
De Micheli D, Formigoni MLOS. Psychometrics properties of the Brazilian version of DUSI (Drug Use Screening Inventory). Alcohol clin exp res. [Internet]. 2002;26:1.523-1.528. [citado maio 16 2020]. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12394285/
Beserra MA, Carlos DM, Leitão MNC, Ferriani MGC. Prevalence of school violence and use of alcohol and other drugs in adolescents. Rev. latinoam. enferm. 2019;27. DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.2124.3110
Tapia MGM, Khenti A. Percepción de daño y beneficios asociados al uso de marihuana en adolescentes, Viña Del Mar, Chile. Texto & contexto enferm. 2019;28(Spe). DOI: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-CICAD-13-5
Soares FRR, Farias BRF, Monteiro ARM. Consumption of alcohol and drugs and school absenteeism among high school students of public schools. Rev. bras. enferm. 2019;72(6). DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0828
Gonçalves AMS, Wernet M, Costa CSC, Silva Júnior FJG, Moura AAM, Pillon SC. Uso de álcool, tabaco e maconha: repercussões na qualidade de vida de estudantes. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. 2020;24(2). DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0284
Valentim OM, Moutinho LS, Carvalho JC. Consumo de bebidas alcoólicas e binge drinking nos jovens em formação. Acta paul. enferm. 2021;34. DOI: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2021AO01991
Morais EAH, Oliveira BE , Roesberg JMA, Souza PSN, Souza RNB, Figueiredo S, Marques VS, Abreu MNS. Individual and contextual factors associated with smoking among young Brazilian adults. Cien. saúde colet. 2022;27(6):2.349-2.362. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232022276.20622021
Martinez MJ, Marsiglia FF, Ayers SL, Nuno-Gutierrez B. Substance use, religion, and Mexican adolescent intentions to use drugs. In: Friedman BD Merrick J, editors. Public health social work and health inequalities. New York: Nova Science; 2015:131-46p. Disponível em: https://asu.pure.elsevier.com/en/publications/substance-use-religion-and-mexican-adolescent-intentions-to-use-d
Jorge KO, Ferreira RC, Ferreira EF, Kawachi I, Zarzar PM, Pordeus IA. Peer group influence and illicit drug use among adolescent students in Brazil: a cross-sectional study. Cad. saude publica. 2018;34(3). DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00144316
Plano Nacional de Políticas sobre Drogas – PLANAD 2022-2027. Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre drogas – SISNAD. Disponível em: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/sua-protecao/politicas-sobre-drogas/arquivo-manual-de-avaliacao-e-alienacao-de-bens/planad_set_2022.pdf
Oliveira EN, Nunes JM, Vasconcelos MIO, Viana LS, Moreira RMM, Bezerra MR. The first time we don’t forget: Knowing the drugs experienced by high school students. SMAD, Rev. eletrônica saúde mental alcool drog. 2020;16(2):75-82. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.16548
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Contexto & Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).