AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE CÁPSULAS DE FLUOXETINA MANIPULADAS EM ALGUMAS FARMÁCIAS DO MUNICÍPIO DE SANTO ÂNGELO – RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2007.13.7-14Resumen
A fluoxetina é um fármaco empregado no tratamento da depressão e como inibidor do apetite em casos de obesidade. Neste trabalho avaliou-se a qualidade de cápsulas de fluoxetina manipuladas em três farmácias magistrais do município de Santo Ângelo – RS. A quantificação do fármaco nas cápsulas foi realizada por meio de espectrofotometria UV-Visível em l = 227 nm utilizando metanol como solvente. A validação da metodologia analítica seguiu a RE nº 899 de 2003 da Anvisa. O método demonstrou especificidade e linearidade com r = 0,9999 para um intervalo de 5 a 30 μg/ml. A precisão apresentou CV inferior a 5%, exatidão de 90% e robustez com CV de 1,43% para as cápsulas de 20 mg. As amostras avaliadas apresentaram peso médio e teor de fármaco dentrodos limites de aceitação. A uniformidade de conteúdo apresentou CV superior a 6%, insatisfatório para as três farmácias. As amostras de fluoxetina não revelaram variações significativas em seus pesos, porém não apresentaram homogeneidade na distribuição do fármaco entre as cápsulas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).