REABILITAÇÃO VESTIBULAR EM IDOSOS COM DIAGNÓSTICO DE VESTIBULOPATIAS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2009.16.27-35Resumen
A reabilitação vestibular produz subsídios para que novos rearranjos das informações sensoriais aconteçam, promovendo melhora nas reações de equilíbrio, com diminuição do risco de queda. Este estudo verificou o efeito da reabilitação vestibular sobre o equilíbrio de idosos que apresentavam risco médio a alto para quedas, associado à vestibulopatia. A amostra constituiu-se de duas idosas, encaminhadas por médicos neurologistas, otorrinolaringologistas, geriatras e da atenção básica de saúde do município de Ijuí-RS. Para avaliar o equilíbrio, marcha e funcionalidade foi utilizado o Teste deEquilíbrio e Marcha proposto por Tinetti, cujo valor para inclusão foi = 19 pontos. A presença de vestibulopatia foi investigada por meio de questionário fechado. A qualidade de vida foi avaliada utilizando o questionário Dizziness Handicap Inventory. A intervenção foi realizada por meio do protocolo de Cawthorne-Cooksey. As sessões ocorreram três vezes na semana. Após 30 sessões, as idosas melhoraram o equilíbrio e a marcha (paciente 1: pré 14, pós 23 e paciente 2: pré 19, pós 24 pontos). A qualidade de vida em relação à tontura também melhorou (P1: pré 28, pós 16 e P2: pré 44, pós 14 pontos). A
reabilitação vestibular diminui o risco de queda e melhora a qualidade de vida da população idosa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).