Desenvolvimento de um aplicativo móvel como ferramenta facilitadora no processo de ensino em oftalmologia
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2023.47.14381Palabras clave:
Globo ocular, Emergência oftalmológica, Guia digital, Dispositivo móvel, Suspeição diagnósticaResumen
O globo ocular apresenta diferenças funcionais e é muito sensível a agressões, exigindo atenção especial. Deve-se atentar às urgências oftalmológicas, que representam perigo de danos oculares, algumas vezes irreversíveis, devendo ser tratadas o mais rápido possível. Assim, buscou-se apresentar o desenvolvimento de um aplicativo móvel para orientar os médicos generalistas e oftalmologistas em condutas de urgências oftalmológicas. Trata-se de uma pesquisa de produção tecnológica para uso médico, quantitativa, descritiva e transversal. Durante a elaboração do aplicativo foi necessário aplicar um questionário com profissionais da área, visando a identificar o seu nível de contribuição nos diagnósticos em urgências oftalmológicas. Os resultados apontam respostas favoráveis ao aplicativo com enfoque nas condutas de urgências oftamológicas, com presença de imagens e de fácil manuseio. O aplicativo apresenta-se como uma ferramenta de ensino, bem como nos diagnósticos, prevenção de danos, monitoramento e controle de complicações em urgências oftalmológicas.
Citas
Azevedo LCPD, Taniguchi LU, Ladeira JP, Martins HS, Velasco IT. Medicina intensiva: abordagem prática. Rio de Janeiro; São Paulo: Manole; 2018.
Moran MBH. Tamariz ADR. Na palma da mão uma proposta baseada em localização para acesso rápido a atendimento em casos de emergências médicas. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde. 2013;7(2). DOI: 10.3395/reciis.v7i2.527. [Acesso em: 26 ago. 2023] Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/527.
Abreu AMA, Abreu EB, Paulino IC, Pierre NBR. Conhecimento dos alunos de medicina sobre oftalmologia. Revista Brasileira de Educação Médica [periódico na Internet]. [acesso em: 26 mar 2023]. 2019;43(3). Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/nZFpzXVVFMLk7ZqcRZYsfwK/abstract/?lang=pt
Ferreira MA, Gameiro GR, Cordeiro FM, Santos TV, Hilarião AAVBP, Souza GM, Nassaralla Neto JJ, Carricondo PC, Portes ALF. Perfil multicêntrico do acadêmico de medicina e suas perspecivas sobre o ensino da oftamologia. Rev Bras Oftamol. 2019;78(5):315-20. [Acesso em: 26 ago. 2023]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbof/a/SYggGP9pbSwz7QmjCz8TfbD/
Jayme BC., Silva LVB, Rezende LCM, de Azevedo Silva MF, Moreira TC, de Oliveira TMA, Cyríaco MC. Principais ocorrências na emergência oftalmológica com enfoque em traumas oculares: uma revisão integrativa. [Acesso em: 26 ago. 2023]. Research, Society and Development. 2023;12(1)e14912139765-e14912139765. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39765
Beniz Neto J. Umbelino CC. Censo 2021. São Paulo: Conselho Brasileiro de Oftalmologia; 2021.
Kuriakose B, Shrestha R, Sandnes FE. Tools and technologies for blind and visually impaired navigation support: a review. IETE Technical Review. 2022;39(1):3-18. [Acesso em: 26 ago. 2023]. DOI: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02564602.2020.1819893
Maqsood S, Elsawah K, Dhillon N, Soliman S, Laginaf M, Lodhia V, Elalfy, M. Management of persistent corneal epithelial defects with human amniotic membrane-derived dry matrix. Clinical Ophthalmology. 2021;2.231-2.238. [Acesso em: 26 ago. 2023]. DOI: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.2147/OPTH.S299141
Rodin A, Shachak A, Miller A, Akopyan V, Semenova N. Mobile Apps for Eye Care in Canada: An Analysis of the iTunes Store. JMIR Mhealth Uhealth [periódicos na Internet]; [acesso em: 2 mar 2023]. 2017;5(6). Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5489706/
Roberts D, Williams A. The potential of mobile technology (#MoTech) to close the theory practice gap. Nurse Education Today [periódicos na Internet]; [acesso em: 22 mar 2023]. 2017;53:26-28. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0260691717300576?via%3Dihub
Toassi RFC., Petry PC. Metodologia Científica aplicada à área da Saúde. Porto Alegre: Editora da UFRGS; 2021.
Iniesto F, Charitonos K, Littlejohn A. A review of research with codesign methods in health education. Open Education Studies. 2022;4(1), 273-295. [Acesso em: 26 ago. 2023]. DOI: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/edu-2022-0017/html
Doak CC, Doak LG, Root JH (1996). Teaching patients with low literacy skills. AJN The American Journal of Nursing. 1996;96(12):16M. Disponível em: https://journals.lww.com/ajnonline/fulltext/1996/12000/teaching_patients_with_low_literacy_skills.22.aspx
Souza CS, Turrini RNT, Poveda VDB. Tradução e adaptação do instrumento “suitability assessment of materials”(SAM) para o português. Revista de Enfermagem UFPE on Line. 2015;9(5):7.854-7.861. Diposível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/3ab8a7a7-5e39-4ed5-8103-dfdfc428576f/TURRINI%2C%20R%20N%20T%20doc%20110e.pdf
Brooke J. System usability scale (SUS): a quick-and-dirty method of system evaluation user information. Reading, UK: Digital equipment co ltd. 1986;43:1-7.
Kortum PT, Bangor A. Usability ratings for everyday products measured with the system usability scale. International Journal of Human-Computer Interaction. 2013;29(2):67-76.
SAURO, J. A practical guide to the system usability scale: Background, benchmarks and best practices. Denver, CO: Measuring Usability LLC, 2011.
Aidar MN, Endo CM, Kanas PIF, Morimoto L, Madeira DC, Boppre YT, Tavares, IM. Interocular retinal nerve fiber layer thickness in Parkinson disease. Investigative Ophthalmology & Visual Science. 2022;63(7):119-A0281. [Acesso em: 26 ago. 2023]. Disponível em: https://iovs.arvojournals.org/article.aspx?articleid=2783223
Mesquita MJTAM, Valente TLA, Almeida JDS de, Teixeira JAM, Medina FMC; Santos AM. A health application for automated detection and diagnosis of strabismus. International Journal of Medical Informatics [periódicos na Internet]. [Acesso em 23 mar 2023]. 2021;153. Elsevier BV. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2021.104527
Lyons KM, Brock TP, Malone DT, Freihat L, White PJ. (2020). Predictors of Examination and Objective Structured Clinical Examination Performance in a Flipped Classroom Curriculum. American Journal of Pharmaceutical Education. [Acesso em: 26 ago. 2023]. Disponível em: https://www.ajpe.org/content/early/2020/07/31/ajpe8038?versioned=true
Nascimento KAS, Fialho LMF. Integração das tecnologias móveis em aulas de cursos superiores da área da saúde. EAD em Foco, 2020;10(1). [Acesso em: 26 ago. 2023]. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/989
Nascimento KAS. Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior. Ensino em Perspectivas, 2020;1(1):1-17. [Acesso em: 26 ago. 2023]. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8683.
Amorim LHD, Massarani L, Baccino T. Inovação, possibilidades e limitações no uso de rastreador ocular na pesquisa em divulgação da ciência: um estudo sobre a importância da fonte de informação em textos sobre saúde. 2021. DOI: 10.29397/reciis.v15i4.2294. [Acesso em: 26 ago. 2023]. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/2294. Acesso em: 27 mar. 2023.
Varsavsky T, Graham MS, Canas LS, Ganesh S, Pujo LJC, Sudre CH, Murray B, Modat M, Cardoso M J, Astley CM. Detecting COVID-19 infection hotspots in England using large-scale self-reported data from a mobile application: a prospective, observational study. The Lancet Public Health [periódicos na Internet]. [Acesso em: 15 mar 2023]. 2021;6(1):21-29. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/s2468-2667(20)30269-3
Uchino M, Kawashima M, Uchino Y, Suzuki N, Mitamura H, Mizuno M, Hori Y, Yokoi N, Tsubota K. The evaluation of dry eye mobile apps for screening of dry eye disease and educational tear event in Japan. The Ocular Surface [periódicos na Internet]. [Acesso em: 15 mar 2023]. 2018;16(4):430-435. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.jtos.2018.06.002
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Contexto & Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).