PERFIL DOS USUÁRIOS E DOS MEDICAMENTOS DISPENSADOS NUMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS) DO MUNICÍPIO DE IJUÍ/RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2010.19.137-140Resumen
A prescrição médica é um importante instrumento regulador da qualidade e quantidade do consumo de medicamentos. A média de medicamentos por prescrição mede o grau de polimedicação do usuário, o que contribui para ocorrência de interações medicamentosas (IM) e reações adversas. Foi realizado um estudo de caráter quantitativo, descritivo e transversal no qual foram selecionadas aleatoriamente cem prescrições contendo no mínimo dois medicamentos, dispensados numa Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Ijuí/RS no primeiro semestre de 2008 a usuários maiores de 18 anos. O objetivo deste estudo foi conhecer o perfil dos usuários de medicamentos e identificar os medicamentos prescritos naquela UBS. Verificou-se prevalência feminina, representando 69% das prescrições analisadas; com relação à idade, a média entre as mulheres foi de 64,75 anos e entre os homens de 65,65. Observou-se prevalência de usuários com idade igual ou superior a 60 anos (69%), dos quais 66,67% eram mulheres. Foram prescritas 93 especialidades farmacêuticas distintas, totalizando 431 medicamentos e identificados como mais prescritos enalapril 10 mg, hidroclorotiazida 25 mg e ácido acetilsalicílico 100 mg. O número de medicamentos por prescrição variou de 2 a 14, com média de 3,9, sendo que 36% continham cinco ou mais medicamentos. A faixa etária que recebeu maior número de medicamentos foi a de 91 a 100 anos (5,5). Verificou-se que a população atendida nesta UBS é constituída, principalmente, de mulheres idosas usuárias de medicamentos anti-hipertensivos e polimedicadas, o que requer a atenção da equipe de saúde para que sejam realizados tratamentos seguros e eficazes. Para evitar problemas relacionados aos medicamentos prescritos e promover o uso racional de medicamentos, bem como reduzir gastos com medicamentos a revisão da prática prescritiva local e a avaliação da instituição de terapias nãomedicamentosas para o controle dos problemas de saúde da população estudada podem ser úteis.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).