A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE: Um Olhar Sobre o Stress
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.103-112Resumen
Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica, executadanas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe
em Ciências da Saúde (LILACS) e no Portal Scientific Electronic
Library Online (SciELO), no sistema on-line, no período de Agosto de 2010, utilizando-se da palavra Medicina Tradicional Chinesa, Stress e Terapias Alternativas Na seleção dos artigos utilizou-se como fatores de inclusão: texto língua portuguesa, corresponder aos objetivos deste trabalho, e estar publicado dentro dos últimos cinco anos (2005-2010). Assim, a seleção dos artigos emergiu para um no LILACS e um no SCIELO, totalizando a análise e discussão de 2 artigos científicos. Dos artigos analisados, permitiram categorizá-los em: 1) A Acupuntura, como intervenção terapêutica complementar do Enfermeiro, e da própria Equipe de Enfermagem para o tratamento do Stress; 2) A Auriculoterapia como intervenção na redução do Estresse da Equipe de Enfermagem. Os resultados mostraram que há pouca produção científica na base de dados on-line nesta temática e que mais estudos devem ser realizados para que sejam divulgados os benefícios da Medicina Tradicional Chinesa como uma terapia alternativa/complementar ao tratamento alopático. Dos artigos analisados relataram que uso da Medicina Tradicional Chinesa, pela acupuntura e a auriculoterapia, contribuiu para a diminuição de sinais e sintomas de estresse junto à equipe de enfermagem.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).