FATORES DE RISCO PARA DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA EM AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ/SC
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.273-282Resumen
As doenças cardiovasculares comprometem a funcionalidade dosistema circulatório e do coração, e estão geralmente relacionadas ao processo de aterosclerose cujo desenvolvimento é influenciado por condições clínicas tidas como fatores de risco. O estudo abrangeu o período de Setembro de 2007 a Junho de 2010 com objetivo de identificar os principais fatores de risco para doenças arteriais coronarianas em Auxiliares de Serviços Gerais (ASG) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). A pesquisa foi um estudo transversal, quantitativo. Foram avaliados 102 adultos, entre 21 e 56 anos sendo 96,1% (n=98) do sexo feminino e 3,9% (n=4) do sexo masculino. Os resultados obtidos foram 45,1% com história positiva de doença arterial coronariana e IMC normal em 55%. A deposição de gordura abdominal ficou evidenciada no índice cintura quadril 64,4% e na circunferência
da cintura 74,3%, apesar da população apresentar em 92,2%
nível de atividade física predominantemente ativa. Relataram níveis elevados de colesterol 14,70% e 2,9% diabetes mellitus tipo 2. Máximos sintomas de estresse foram encontrados em 1% dos voluntários. Concluiu-se que a população estudada apresentou elevados índices de obesidade visceral levando a um risco aumentado para doenças crônicas não transmissíveis. Em contraponto são ativos fisicamente apresentando IMC e pressão arterial normal.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).