PERFIL DA QUALIDADE DE VIDA DOS FISIOTERAPEUTAS DOCENTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.367-374Resumen
A categoria docente associada ao profissional da área da saúdeestá exposta a ambientes conflituosos e de alta exigência de trabalho como conseqüência mais exposta ao desgaste, estresse e piora da qualidade de vida. Com o objetivo de avaliar a qualidade de vida dos fisioterapeutas docentes do Curso de Fisioterapia da Universidade do Vale do Itajaí, utilizou-se como instrumento o World Health Organization Quality of Life –100. O instrumento se subdivide em seis domínios: físicos, psicológicos, nível de independência, relações sociais, meio ambiente e espiritualidade. Cada domínio foi classificados numa escala transformada entre zero e cem, dividindo-os em região de fracasso (valores entre 0-40), região de indefinição (41-60) e região de sucesso (61-100). A amostra foi composta por 15 docentes e os resultados demonstraram uma interferênciamaior do domínio físico na qualidade de vida dessas pessoas, classificado este na região de indefinição e na região de sucesso dos demais domínios. Os dados encontrados reforçam cada vez mais a
preocupação com a saúde e a qualidade de vida dos profissionais da saúde docentes, e que mudanças e melhorias nas condições de vida destes profissionais devem ser repensadas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).