PERFIL RENAL DE INDIVÍDUOS DIABÉTICOS TIPO 2 CADASTRADOS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE IJUÍ/RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.391-400Resumen
Objetivo: Determinar o perfil renal de indivíduos diabéticosmellitus tipo 2 cadastrados na estratégia de saúde da família de Ijuí/RS e verificar a importância do diagnóstico precoce da função renal. Métodos: Estudo do tipo transversal, descritivo e analítico. Participaram da avaliação n=95 indivíduos diabéticos tipo 2, submetidos a avaliação clínica e bioquímica de glicose, uréia e creatinina, cálculo da estimativa da taxa de filtração glomerular e análise urinária. Resultados: A média de idade foi de 60,6±9,5 anos, massa corporal 78,6±13,7Kg e da glicose plasmática foi 118,8±52,3mg/dL. Uréia e creatinina mostraram-se elevadas em 36,8% e 34,7% dos pacientes. Entre as mulheres, 26,3% tiveram taxa de filtração glomerular alterada, e 18,4% entre os homens. Na análise urinária, 22,11% apresentaram glicosúria e 15,8% proteinúria. Conclusão: Os dados apontam 23,2% dos diabéticos com diminuição de cerca de 50% da função renal normal, com
valores abaixo de 60mL/min/1,73m2 para a taxa de filtração glomerular. Assim, a importância do diagnóstico precoce da função renal, bem como a monitorização do diabetes, está na prevenção e retardo de complicações desta patologia.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.