PESSOAS VIVENDO COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA: Avaliação da Qualidade de Vida Através do WHOQOL-100
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.409-416Resumen
O objetivo deste estudo foi comparar os escores da qualidade de vida avaliada através do instrumento World Health Organization Quality of Life –100 entre pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica que realizavam e não realizavam fisioterapia como tratamento. A amostra foi constituída por 30 pessoas. O instrumento avaliou a qualidade de vida em seis domínios: físico, psicológico, relações sociais, meio ambiente, nível de independência e religião/espiritualidade/crençaspessoais. Os escores foram calculados obtendo-se valores entre quatro e vinte. Procedeu-se análise descritiva e comparativa dos escores entre os grupos, além do teste de correlação que destacou as facetas mais influentes nos domínios que obtiveram os menores escores. O domínio físico e o nível de independência, obtiveram os escores mais baixos nos dois grupos. Na comparação houve diferença estatística
significativa no domínio físico com valor de p=0,001. Na correlação observou-se que as facetas sono e repouso, e atividades de vida cotidiana foram as mais influentes. Concluiu-se que a qualidade de vida das pessoas que realizavam fisioterapia e não realizavam foi semelhante,
salvo para o domínio físico que foi mais comprometido para o
grupo das pessoas que realizavam fisioterapia, cuja maioria apresentou doença em estágio muito avançado da doença.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).