QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA CARDÍACA: Aplicação do Questionário WHOQOL-bref
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.445-454Resumen
Este estudo objetivou-se avaliar a qualidade de vida de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca através da aplicação do questionário WHOQOL-bref. A pesquisa é do tipo clínico de intervenção, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Unijuí sob protocolo n°02/2011. Oito pacientes submetidos à cirurgia cardíaca foram divididos em dois grupos: G1(n=4) que realizaram fisioterapia ambulatorial durante 2 meses associada ao treinamento com incentivador respiratório a fluxo (Respiron®) e G2 (n=4) realizaram somente treinamento com incentivador respiratório a fluxo (Respiron®). O questionário WHOQOL-bref foi aplicado após alta hospitalar e novamenteapós 60 dias em ambos os grupos. Os participantes apresentaram média de idade de 54,88±16,54 anos, sendo 7 (87,5%) do sexo feminino. A QV geral dos indivíduos pós operatório, logo após a alta hospitalar é muito boa (96,87±5,79), assim como os resultados relativos aos domínios físicos (78,57±10,10), psicológico (81,25±8,33), social (104,17±9,96) e ambiental (90,23±10,88), como
destaque foi o domínio social. Da mesma forma foi observado após 60 dias de procedimento cirúrgico que teve como destaque o domínio social (105,21±10,85). Conclui-se que a QV em pacientes submetidos a cirurgia cardíaca é muito boa logo após a alta hospitalar, não se alterando independente da intervenção.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.