REPERCUSSÕES DA MASTECTOMIA NAS ESFERAS PESSOAL, SOCIAL E FAMILIAR PARA A MULHER MASTECTOMIZADA: Uma Revisão
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.473-482Resumen
Este estudo objetiva conhecer a produção científica, da área desaúde, acerca das repercussões da mastectomia nas esferas pessoal, social e familiar para a mulher mastectomizada. Trata-se de um estudo bibliográfico, cuja fonte são artigos publicados em periódicos de saúde, nos últimos dez anos. Para a busca utilizou-se o descritor mastectomia, encontrando-se 467 artigos. Esses foram refinados pelos seguintes critérios de inclusão: artigos completos, em português, sobre mastectomia feminina, publicados de 2000 a 2010. Dos 85 resultantes, buscou-se, via resumo, aqueles que evidenciavam aspectos
referentes às repercussões da mastectomia para a mulher
mastectomizada. Após análise de conteúdo dos 14 artigos selecionados, emergiram três temas, que tratam da repercussão da mastectomia sobre a própria mulher, a família e repercussões sociais. Após a masctectomia, a mulher vivencia um processo de limitações e incertezas, levando-a, muitas vezes, à depressão, o que demanda uma rede de suporte familiar e de serviços de saúde, para a superação de medos e angústias e melhoria da qualidade de vida. A representação
social do câncer de mama, que se vincula à morte, desperta reações e sentimentos, na sociedade, que levam ao isolamento dessa mulher e representa dificuldades de retorno às atividades prévias à cirurgia.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).