CONVERSANDO COM ADOLESCENTES SOBRE HIGIENE AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.841-846Resumen
A educação em saúde consiste numa ferramenta importante para a instrumentalização dos sujeitos com quem se trabalha. Com esse objetivo de qualificação é que buscamos orientar os adolescentes a fim de que saibam realizar ações voltadas à higiene do meio/higiene ambiental. Utilizou-se a roda de conversa descrita por Paulo Freire, onde se constrói conhecimento a partir do que os adolescentes já conhecem. Utilizaram-se recursos de multimídia para guiar os mediadores e atividades práticas quando a temática condizia. Os adolescentes participaram de forma ativa, sempre relacionando seu cotidiano com o tema, mostrando-se interessados e comunicativos nas atividades propostas. Essas atividades de educação em saúde são importantes para a formação acadêmica, a fim de fortalecer o conhecimento aprendido na academia bem como as atividades do tripé: ensino, pesquisa e extensão.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).