DEPRESSÃO PUERPERAL: Definição, Sintomas e a Importância do Enfermeiro no Diagnóstico Precoce

Autores/as

  • Juliana Silveira Bordignon UFSM
  • Liliane Dalla Lasta UFSM
  • Emanuelli Mancio Ferreira UFSM
  • Teresinha Heck Weiller UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.875-880

Resumen

A fase do puerpério é conhecida como uma fase de profundas alterações no âmbito social, psicológico e físico da mulher. Por este motivo, é uma fase em que a mesma encontra-se vulnerável a transtornos psiquiátricos, como a depressão pós-parto. É neste momento que o papel do enfermeiro é importante, já que este profissional representa a porta de entrada do sistema de saúde pública, e é indispensável que estes trabalhadores da saúde desenvolvam ações preventivas relacionadas à saúde da mulher em qualquer período da vida, mas principalmente em períodos de maior diversidade, como o período do puerpério. O estudo caracteriza-se por ser uma revisão de literatura.

Biografía del autor/a

Juliana Silveira Bordignon, UFSM

Apresentador. Estudante. Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva (GEPESC).

Liliane Dalla Lasta, UFSM

Profissional. Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva (GEPESC).

Emanuelli Mancio Ferreira, UFSM

Estudante. Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva (GEPESC).

Teresinha Heck Weiller, UFSM

Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Ciências da Saúde. Professora Doutora Adjunta do Departamento de Enfermagem. Coordenadora do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva (GEPESC).

Publicado

2013-07-11

Cómo citar

Bordignon, J. S., Dalla Lasta, L., Ferreira, E. M., & Weiller, T. H. (2013). DEPRESSÃO PUERPERAL: Definição, Sintomas e a Importância do Enfermeiro no Diagnóstico Precoce. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 875–880. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.875-880

Número

Sección

Resumo expandido