DESCARTE DE MEDICAMENTOS NA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA ESF ADOLFO GROTH, NO MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO/RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.887-892Resumen
Os medicamentos compõem o cotidiano das pessoas e poucos conhecem as implicações do uso inadequado dos medicamentos e os riscos que estes resíduos químicos, representam para o meio ambiente, já que estes não recebemtratamento adequado e não há legislação específica para estes. Objetivo do estudo foi avaliar o destino final dos
medicamentos não mais utilizados pela população e o nível de informação sobre o destino correto deste tipo de resíduo. Utilizou-se como instrumento de pesquisa uma entrevista semi-estruturada e de um diário de campo. Realizarem-se 19 visitas em famílias residentes em áreas de abrangência da ESF Adolfo Groth, onde 46% dos entrevistados relatam jogar os medicamentos no lixo comum e 21% relatam entregar estes, na ESF destes 79% dos entrevistados não haviam sido orientados sobre o assunto. Os resultados demonstram a importância de orientar e conscientizar sobre os problemas ambientais decorrentes do uso e destino incorreto dos medicamentos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).