QUANTIFICAÇÃO DE FLAVONÓIDES NAS RAIZES DE URERA BACCIFERA GAUDICH (URTICACEAE)
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1287-1290Resumen
O objetivo desse trabalho foi quantificar flavonóides nas raízes de Urera baccifera. As raízes da planta foram coletadas no município de São Francisco de Assis (RS) em Maio de 2010. O extrato bruto foi obtido através demaceração com etanol (70%). Após a eliminação do etanol, o extrato foi fracionado com clorofórmio, acetato de etilae n-butanol e levados a secura. As amostras foram testadas frente a uma solução de cloreto de alumínio 2%, segundo Woisky e Salatino (1998). Para quantificação utilizou-se uma curva com o padrão quercetina e os resultados foram expressos em mg de planta/g de equivalentes de quercetina, sendo eles: extrato bruto:16,43 mg/g EQ; fração clorofórmio:76,78 mg/g EQ; fração acetato de etila: 15,38 mg/g EQ e fração n-butanol: 9,24mg/g EQ. Esses resultadosindicaram uma boa concentração de flavonóides na fração clorofórmio, o que indica que a planta é promissora para mais estudos que aprofundem os conhecimentos.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).