PREVALÊNCIA DE EXCESSO DE PESO DA MASSA CORPORAL E SUA RELAÇÃO COM SEDENTARISMO EM ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2012.22.26-33Resumen
O excesso de peso infantil é um problema que está preocupando muitos profissionais e familiares, dentre os aspectos desencadeantes destacam-se uma má alimentação e sedentarismo. Este estudo tem o objetivo de avaliar a prevalência de excesso de peso e sua relação com sedentarismo em escolares de instituições de ensino da rede municipal de Porto Xavier/Rio Grande do Sul. Estudo transversal do tipo quantitativo, com escolares de cinco a dezenove anos, ambos os sexos, de pré a oitava série. Participaram da pesquisa seis escolas municipais. Foram coletados: idade, sexo, peso da massa corporal, estatura e prática de atividade física. Para classificação do estado nutricional foram adotados critérios preconizados pelo Ministério da Saúde, descritos na Caderneta de Saúde da Criança e do Adolescente. O estudo contemplou 325 crianças e adolescentes, sendo 54,2% do sexo masculino e 45,8% do sexo feminino. Verificou-se prevalência de 29,54% da população total do estudo com excesso de peso, e 46,15% sedentárias, consideradas as que relataram assistir televisão e/ou jogarem videogame ou computador em mais de 2 horas/dia. Dos escolares com excesso de peso 40,63% são sedentários. Evidencia-se a importância de educar esta população com ênfase na formação de hábitos alimentares adequados e na prática de atividades físicas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).