CRIANÇAS ATENDIDAS EM PRONTO ATENDIMENTO INFANTIL: PERFIL CLÍNICO E DEMANDA DE ATENDIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2013.24-25.54-57Palabras clave:
Saúde da Criança, Enfermagem Pediátrica, Socorro de Urgência.Resumen
O presente estudo tem por objetivo caracterizar perfil clínico e a demanda de atendimento de crianças menores de cinco anos em Pronto Atendimento Infantil no sul do Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo, retrospectivo de caráter descritivo desenvolvido a partir do banco de dados do projeto multicêntrico. Os sujeitos deste estudo foram crianças menores de cinco anos atendidas em um pronto atendimento infantil de um município, no sul do Brasil, no ano de 2010.A seleção dos sujeitos foi realizada de forma aleatória, distribuídas proporcional ao número de atendimentos mensal. A análise e digitação dos dados foi realizada pelo programa Epi-info®. Resultados: Cerca de 53,2 % das crianças eram do sexo masculino, 41,6 % apresentavam idade menor que dois anos e 58,2 % receberam como hipótese diagnóstica Doença Respiratória. Conclui-se que o período de maior afecção à saúde das crianças menores de cinco anos, por causas evitáveis, é até os dois primeiros anos de vida, e que a principal afecção ocorre no sistema respiratório.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).