ARTRÓPODES BIOINDICADORES DA QUALIDADE AMBIENTAL EM VALAS DE DRENAGEM ASSOCIADAS AO ARROIO CRESPO, CHIAPETTA, RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.28.28-31Palabras clave:
Macroinvertebrados bentônicos, Saúde, Qualidade Ambiental.Resumen
Introdução: O presente ensaio surge através de estudo da ictiofauna e macroinvertebrados de valas de drenagem em um banhado associado ao Arroio do Crespo, localizado no município de Chiapetta - RS. Objetivos: Avaliar a impactação e qualidade ambiental do fragmento florestal através da análise química e taxonômica constada no referido local, e, relacionar à depredação ambiental a qualidade de vida, saúde. Método: Nos pontos de coleta, estabeleceu-se uma distância de aproximadamente 10 metros em cujas extremidades foram colocadas redes de malha 0,1cm entre nós adjacentes (sombrite) para assegurar isolamento da área amostrada. Realizaram-se duas coletas em cada ponto, em turnos inversos e em dias diferenciados, com arrasto do puçá. Em todos os pontos coletou-se amostras de água para determinação de fatores bioquímicos da agua do local. Resultados e Discussão: observa-se que o número de indivíduos capturados (401) pertencentes a quatro filos, seis classes, onze ordens e vinte famílias demonstram uma baixa biodiversidade. Conclusão: A realização da pesquisa reforça que a drenagem de banhados é prejudicial à biodiversidade e a utilizacao agricola demasiada pode causar danos irreversiveis as formas de vida incluindo os seres humanos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).