AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DAS CANTINAS DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO PÚBLICO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.28.84-94Palabras clave:
higiene dos alimentos, segurança alimentar, manipulação de alimentos, lista de avaliação, instituição de ensino.Resumen
As cantinas enquadram-se como unidades produtoras de refeições e são responsáveis por implementar ações no sentido de fornecer alimentos dentro de condições sanitárias satisfatórias. Assim, o presente estudo objetivou avaliar as condições higiênico-sanitárias de 20 cantinas de um campus universitário público localizado em João Pessoa – PB usando como critério avaliativo a aplicação de um check list elaborado com base na legislação sanitária vigente. Foram avaliados 62 itens subdivididos em 6 categorias tendo como opções de resposta: conforme, não conforme e não aplicável. Para a análise microbiológica foram coletadas amostras das mãos do manipulador, utensílios e equipamentos através da técnica de superfície, utilizando-se “swabs” estéreis. Os resultados mostraram condições sanitárias insatisfatórias devido à alta frequência de não conformidades e a presença de contaminantes patogênicos o que aponta a necessidade de implantação de medidas intervencionistas tais como capacitação dos manipuladores de alimentos, melhorias na edificação, manutenção de equipamentos e aquisição de utensílios, além de um controle mais efetivo e rigoroso por parte da própria instituição de modo a promover e assegurar a inocuidade alimentar e proteger a saúde dos milhares de usuários deste serviço.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).