ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NEUROMUSCULAR NO TRATAMENTO DA DIÁSTASE ABDOMINAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores/as

  • Juliana Rockenbach Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Mohr Universidade Regional do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Eliane Roseli Winkelmann Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2012.22.34-40

Palabras clave:

Diástase abdominal, Eletroestiulação neuromuscular, Corrente Russa, Músculo reto-abdominal

Resumen

A corrente alternada de média frequência (corrente russa) é utilizada para aumentar a força muscular e pode ser usada para tratamento de diástase do músculo reto abdominal (DMRA). Pode ser definida como a separação dos ventres musculares que ocorre durante a gestação e deve ser tratada em período de puerpério. Este estudo tem como objetivo buscar na literatura evidências disponíveis sobre o uso da estimulação elétrica neuromuscular, através da Corrente Russa no tratamento da diástase abdominal. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. As bases de dados online selecionados foram Pubmed, Periódicos Capes, Google acadêmico e TripDatabasee os descritores de assunto utilizados foram:estimulação elétrica, terapia de estimulação elétrica, diástase, músculos abdominais.Foram incluídos na revisão 3 artigos sendo selecionados somente estudos clínicos que tinham relação com a definição e o tratamento da diástase abdominal, bem como a estimulação elétrica neuromuscular. Concluímos que existem poucas evidências disponíveis sobre o uso da estimulação elétrica neuromuscular, através da corrente russa no tratamento da diástase abdominal que possam comprovar sua eficácia.

Biografía del autor/a

Juliana Rockenbach, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Fisioterapeuta, Especialista em Fisioterapia Dermato-FuncionalpelaUniversidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ.


Fernanda Mohr, Universidade Regional do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Acadêmica de Fisioterapia da UNIJUÍ, bolsista PROBIC/FAPERGS de Iniciação Científica.

Eliane Roseli Winkelmann, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares, Docente, pesquisadora e chefe do Departamento de Ciências da Vida – DCVida da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI.

Publicado

2013-10-10

Cómo citar

Rockenbach, J., Mohr, F., & Winkelmann, E. R. (2013). ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NEUROMUSCULAR NO TRATAMENTO DA DIÁSTASE ABDOMINAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Contexto &Amp; Saúde, 12(22), 34–40. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2012.22.34-40

Número

Sección

Artigos