Farmacovigilância: uma abordagem regulatória
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2012.22.41-49Palabras clave:
Farmacovigilância, Medicamentos, LegislaçãoResumen
O progresso tecnológico no setor farmacêutico trouxe excelentes benefícios à sociedade, mas existe a necessidade de a indústria farmacêutica e de os profissionais da saúde estarem inseridos num sistema de vigilância de medicamentos ante os efeitos indesejáveis que esses produtos possam apresentar. Nos dias atuais, centenas de medicamentos são lançados anualmente no mercado interno no país, diante disso, o poder público, deve adotar medidas cautelares, a fim de diminuir os riscos advindos do consumo desses produtos e estabelecer adequados procedimentos para diminuir os casos de agravos à saúde. Neste sentido, é importante que se considere o papel limitado dos ensaios clínicos realizados com os medicamentos antes de sua comercialização e reconhecer que os mesmos não conseguem abranger todos os seus potenciais efeitos. Diante disso, torna-se fundamental a compreensão da evolução histórica e os artifícios regulatórios da Farmacovigilância pelo profissional da saúde. Portanto, este trabalho teve como objetivo reunir informações, através de uma revisão bibliográfica, para um maior entendimento da farmacovigilância enfatizando questões históricas e regulatórias desta ciência.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).