PERFIL DE CONSUMO E DESCARTE DE ÓLEO COMESTÍVEL NO MUNICÍPIO DE IJUÍ-RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2014.27.54-64Palabras clave:
Contaminação ambiental, Descarte de óleo de cozinha, Perfil de consumo de óleo de cozinha, Saúde alimentar.Resumen
O óleo de cozinha, largamente empregado para o preparo de alimentos, pode se constituir em grave poluente quando descartado de modo inadequado. Portanto, o conhecimento do perfil do consumo e descarte do óleo residual de cozinha no município de Ijuí pode possibilitar o desenvolvimento de programas educacionais que promovam a adoção de ações mais adequadas, voltadas tanto à proteção ambiental como à saúde alimentar. O presente trabalho, de natureza aplicada com caráter exploratório e explicativo, quali-quantitativo, construiu um perfil do consumo e descarte de óleo residual de cozinha, a partir de 364 questionários distribuídos em 37 bairros, representando as 26.532 residências do município. A quantidade estimada de descarte alcança os 10.000 litros semanais, sendo que 67% destes têm destino ambiental inadequado. Os impactos do consumo são vários e afetam tanto os compartimentos ambientais como a saúde da população.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).